paperwallsite

 

DATA: 6 a 11 de Janeiro 2015
LOCAL: Quinta do Anjo Ashram
(entrada dia 6 de Janeiro, entre as 15h e as 18h. Saída no dia 11, pelas 17 horas).

Escovar o cabelo cinquenta vezes, beber litros de água todos os dias, massajar o corpo, caminhar horas a fio, comer legumes e frutas…. Já todos nós ouvimos estes e  outros conselhos dos nossos pais e avós.

Porquê cirurgias, dietas milagrosas ou cremes anti-envelhecimento ?  Em muitas culturas, há um aproveitamento dos ingredientes naturais e uma aposta nos estilos de vida saudáveis. O segredo está sempre numa vida equilibrada. Não pretendemos que  fiques com menos 15 anos de rugas na cara. É possível, no entanto, em alguns dias conseguires uma experiência transformadora e talvez resultados surpreendentes.

O que alguns povos fazem para rejuvenescer ?

Na ÍNDIA – Muitas mulheres começam o dia com um chá de gengibre e mel. O mel tem propriedades anti-bacterianas a promove a redução de inflamações, alem de que ajuda a remover as mucosidades do tracto gastro-intestinal. O gengibre é rico em antioxidantes e ajuda a proteger a decomposição do colagénio.

No MÉXICO – As mãos são um dos locais onde se observa mais facilmente o envelhecimento do corpo. A pele perde elasticidade e brilho. As mulheres Mexicanas utilizam um creme,  misturando açúcar e sumo de limão. Os cristais de açúcar actuam como esfoliante que promove a remoção de camadas de células mortas de pele. O sumo de limão contem ácido alfa-hidróxido, encontrado em muitas terapias de rejuvenescimento, que ajudam na remoção das camadas de células mortas.  Uma população adulta não renova as células da pele de forma tão eficaz pelo que a esfoliação pode ajudar bastante.

Na CHINA – Muitos chás são ricos em antioxidantes que promovem a redução do envelhecimento. O chá verde e o chá branco são ricos no antioxidante EGCG. A folha também aumenta a presença deste superantioxidante, chamado EGCG (epigalocatequina-galato), bem como outras substâncias de cura notáveis, incluindo fluoreto, catequinas e taninas. O combate ás rugas é  mais fácil desta forma. Os Chineses fazem uma máscara facial de pó de chá verde com chá branco.

Na POLINÉSIA – Já deves ter ouvido falar do sumo de noni. Está muito na moda, utilizado pelas modelos, mas a verdade é que já existe há centenas, ou talvez milhares de anos. Os Polinésios usam este fruto por causa das suas propriedades de rejuvenescimento. Alguns estudos demonstram a efectividade do noni.

Na FRANÇA – Alguns estudos mostram que o extracto de semente de uva pode aumentar o nível de antioxidantes no sangue. Também protege o colagénio e a elastina da pele. Seria necessário ingerir mais de meio kilo de uvas para ter o mesmo benefício que 50 mg deste suplemento.

 quintafinal

PROGRAMA

Na QUINTA DO ANJO – No primeiro dia é feita uma avaliação de acordo com a antiga medicina tradicional ayurveda. Não fazemos diagnósticos aqui na quinta, porém na primeira reunião deves referir possíveis contra-indicações que tenhas para a prática de meditação e exercício físico. Um terapeuta experiente acompanha-te durante todo o programa. Aliás, o numero máximo de participantes neste programa é de 4 pessoas pelo que a dedicação é exclusiva. O alojamento é em quarto duplo. No entanto, se quiseres um quarto individual acresce um suplemento diário. Diariamente tens três refeições e alguns suplementos alimentares ( tudo natural claro. Seguimos um regime vegetariano ocidental para balancear a tua constituição dóshica. Se queres saber mais detalhes sobre a medicina ayurveda, clica AQUI.)

Já toda a gente ouviu falar de yoga, porém tu não vais praticar yoga como nos ginásios ou nas escolas de yoga. A prática diária designa-se por yogaterapia e o programa de prática será desenhado de acordo com a tua flexibilidade, idade, experiência, condição física e constituição. Não é necessário qualquer experiência prévia. Há práticas de yogaterapia direcionadas para desintoxicar o organismo e promover um melhor funcionamento dos órgãos ( se queres saber mais sobre yogaterapia e sua utilização em hospitais, clica AQUI ).

Considera-se que a alimentação afeta tanto a mente, como o corpo. Ao prepararmos os alimentos mais adequados a ambos (mente/corpo), utilizamos a nutrição como profunda fonte de cura. A força vital universal manifesta-se como três energias diferentes, ou doshas, Kapha, Pitta e Vata. Cada pessoa é uma combinação destes três biótipos. Uma alimentação tri-dóshica é uma alimentação neutra, ou seja, nutrição que não agrava nem desequilibra nenhum dos doshas.

Concerteza já sabes o que é uma terapia esfoliante. È o que vais fazer por aqui durante cinco dias, na Quinta do Anjo Ashram. Todos os dias tens incluída uma massagem esfoliante,  seguida de banho de vapor. O banho de vapor (a cerca de 40º) induz relaxamento muscular e o metabolismo aumenta, provoca vasodilatação, aumenta o  ritmo cardíaco. O calor produzido leva a que o corpo transpire e se produza uma febre artificial. A febre é uma reacção natural de defesa contra bactérias e infecções.
 O banho de vapor, muito conhecido por banho Turco,  trata de equizemas e acne, baixa o colesterol. Liberta toxinas, nomeadamente mercúrio e zinco, através da rápida circulação do sangue.
 Outra das grandes indicações do banho Turco está relacionada com a desobstrução das vias respiratórias. Indicado no tratamento de bronquites, sinusites e alergias.

Nós não estamos na cidade, nem vens para um hotel de cinco estrelas. Escolhemos uma vida simples, pensamento elevado, como modo de vida. Durante a tua experiência de rejuvenescimento aqui na Quinta, solicitamos a tua ajuda para pequenas tarefas de apoio à comunidade (cerca de trinta minutos por dia, como parte do programa). È muito provável que numa caminhada meditativa matinal observes algum coelho ou diferentes tipos de aves. A Quinta tem dezenas de árvores e uma vista deslumbrante para a serra dos Candeeiros e Aire. Estamos apenas a 90 minutos de Lisboa. É uma boa oportunidade para desligares o telemóvel e conectares com a mãe-natureza. No entanto, caso exista necessidade de te ligares, nós temos wifi. Mas lá está, nos serões temos algumas actividades (surpresas)….vem experimentar.

Sobre a Quinta do Anjo:

Vídeos
Facebook

Neste evento de rejuvenescimento não há alimentação crudívora, nem sumos verdes. Se procura um retiro detox veja os detalhes AQUI 

INSCRIÇÃO e PREÇOS:

Até 15 de Outubro – 410€
Até 30 Dezembro – 490€
(Inclui 3 refeições diárias – nutrição ayurvédica, alojamento em quarto duplo, terapia esfoliante e banho de vapor, yogaterapia).
– Outras datas são possíveis, a combinar, uma vez que para este programa o numero mínimo são 2 pessoas –

PARTICIPANTES: máximo 4 pessoas.

INFORMAÇÕES: 916383323 ou quintadoanjo.tomar@gmail.com

FACILIDADES: Biblioteca, Wifi, Parque de estacionamento, duches quentes.