Situada a 7 km da cidade de Tomar, a “Quinta do Anjo” tem um hectare e meio. São apenas 75 minutos de carro para percorrer a distância do aeroporto de Lisboa até à localidade de Porto Mendo (freguesia da Madalena), onde a quinta está localizada. O local é um biótipo de cura, devido à atmosfera envolvente. Estamos no meio de um pinhal e existem outras árvores;azinheiras, oliveiras e sobreiros. A quinta tem capacidade para vários residentes e pretende-se constituir uma comunidade dedicada ao estudo e investigação da ciência védica, nomeadamente o yoga e a medicina Indiana ayurveda. Queremos adoptar um modo devida baseado na permacultura e auto-sustentável, amigo da Terra. Há programas de voluntariado, retiros temáticos, formações e workshops diversas, tempo para recuperar do stress da “vida moderna”. Queremos redescobrir e vivenciar os valores espirituais adormecidos na humanidade e nos conectarmos com a mãe-terra.

O que é um Ashram e como funciona?

Muitos ocidentais desconhecem a palavra ashram e o seu significado. Esta palavra surgiu na Índia. A aprendizagem na Índia antiga baseava-se no sistema de gurukula. Ainda hoje é assim em alguns locais. Neste sistema o aluno vivia na casa do seu preceptor, professor ou mestre, onde aprendia uma profissão, um sistema de valores éticos e morais, línguas,matemática, yoga e muitas outras disciplinas. Havia direitos e obrigações de cada uma das partes. A palavra ashram confunde-se muitas vezes com a palavra“ashrama”; as quatro fases da vida ideal (educação, trabalho e prazer, retiro da sociedade, vida ascética). O ashram é uma escola da vida, onde todos os dias há actividades amigas da natureza e estudos sobre a vida espiritual.

O que há de novo na aprendizagem ?

Podemos distinguir o conhecimento académico do conhecimento espiritual. O saber académico é de matriz racionalista, ensinado em escolas e universidades, organizado de acordo com um modelo educativo. È baseado na observação dos sentidos, empírico. È o saber do intelecto, portanto quantificável. O teu professor da universidade, uma vez concluído o curso, dificilmente vai ensinar-te algo mais. Na maior parte das vezes nunca mais o vês na vida.

O conhecimento espiritual, por sua vez, não segue o modelo científico. Valoriza a soteriologia e acima de tudo a experiência proveniente de métodos meditativos e intuitivos. O saber espiritual é um conhecimento situado acima da esfera intelectual. Não é possível conhecer o espírito na sua totalidade apenas com o intelecto ou com outra faculdade mental ou sensorial. O saber espiritual é aquele que estuda a “ciência do espírito” e a união do indivíduo com o Todo.

Pode afirmar-se, sem qualquer dúvida, que uma pessoa espiritualizada é feliz e contribui para a felicidade dos que o rodeiam (não apenas família e amigos). Esta “felicidade” não é devida a uma alegria temporária e superveniente de um estado mental  derivado de conquistas materiais ou emocionais. Está mais ligada ao Ser do que ao Ter. Não desaparece na morte. Meditação, desapego,disciplina, aceitação, prática constante e  auto-análise são algumas das ferramentas para entender o véu do ego. A superação do ego individual é uma das etapas principais de toda a ciência espiritual. A filosofia Indiana assim o provou desde há milhares de anos através de uma das seis escolas de pensamento;o yoga clássico.

Que vantagens existem ?

A grande vantagem de aprender num ashram é o“atalho” criado. Esta ligação curta, “shortcut” no Inglês, é devida à integração da experiência de alguém já treinado que pode aconselhar e fazer  suavizar (ou mesmo evitar)as armadilhas do ego.  Afinal, a vida espiritual tem tantas dificuldades como qualquer outro caminho. A falta de ligação à “Sanga”(comunidade espiritual)  remete o praticante à singularidade da sua própria experiência e à impossibilidade da partilha de grupo. “Ninguém aprende yoga sozinho” como nos diz  Mircea Elíade e Georg Feuerstein.

A experiência comunitária e o contacto com a natureza (fora das cidades) traz a vantagem de poderes aprender de forma saudável numa autêntica escola para a vida. Na quinta do anjo queremos que aprendas o mais importante da existência; conheceres-te a ti próprio. Por isso utilizamos as técnicas mais antigas e eficazes da humanidade; a ciência yogica para o desenvolvimento pessoal e espiritual. A medicina ayurveda para auxiliar e tratar o complexo corpo-mente.

Que actividades existem na quinta do anjo?

Os eventos da quinta são programas de voluntariado, formações residenciais, retiros temáticos diversos. Os primeiros são gratuitos e pressupõem a permanência durante alguns meses.

Programas de voluntariado – têm a duração de 3a 6 meses e envolvem trabalho comunitário e prática/estudo diário da ciência yogica e temas conexos. Contacta-nos para saberes mais detalhes.

Retiros – Ao longo do ano vais encontrar diversos tipos de retiros. O “retiro” é um evento residencial de curta duração (geralmente entre 2 e 7 dias) onde se descansa da actividade habitual e se recarregam as “baterias”, com uma partilha e aprendizagem sempre subjacentes. Podem existir retiros detox, de cozinhas do mundo, de aprofundamento de temas filosóficos, de práticas yogicas avançadas,  de yogaterapia direcionada para algumas doenças.

Formação – A grande vantagem é o facto da aprendizagem ser feita de forma residencial e a tempo inteiro. No ashram não temos formações em “part-time”. Não tens que te preocupar com a alimentação ou com os transportes do dia-a-dia. O alojamento e a alimentação saudável estão incluídos na formação e  contribuem para aumentar a eficácia da mesma. Há mais interacção e ligação entre os participantes. A transmissão do conhecimento é mais solida.

Posso estagiar no Ashram?

Sim. Podes permanecer na quinta alguns meses e efectuar um estágio prático dos temas que aprendeste. O programa de estágio é semelhante ao de voluntariado. Contacta-nos para saberes mais detalhes, durante ou após a tua formação.

È Possível alugar aquinta ?

Sim. As instalações estão disponíveis para eventos particulares de yoga de qualquer tradição, ayurveda, meditação diversa, workshops e retiros temáticos que se enquadrem nas regras e éticas da quinta. O aluguer da quinta pode incluir alojamento e alimentação. Na quinta é proibido o tabaco ou quaisquer substâncias tóxicas.

Vocês ajudam nadivulgação do meu evento ?

Sim. Incluiremos essa informação na nossa newsletter e nas redes sociais, caso nos seja enviada atempadamente.Actualmente a nossa newsletter é recebida por 22 mil pessoas e a página do facebook tem 65 mil amigos. Quando decidires avançar com o teu evento contacta-nos para saberes mais detalhes sobre e disponibilidade do espaço.

Contactos: 914843802 / quintadoanjo.tomar@gmail.com

FB: https://www.facebook.com/pages/Quinta-do-Anjo-Ashram/1400070363606883

Web: http://www.terapiasorientais.org.pt/ashram